lunedì 28 dicembre 2009

entrevista feita pelo jornalista Andrea Palladino



Pubblicato su Politica Domani Num 42 - Dicembre 2004
ARTE E CULTURA







Myra - hai attraversato con la tua opera parti importanti della storia del '900. Qual'è il peggior nemico dell'arte, della cultura?

Sai, a volte la peggiore barriera si trova dentro di noi. Penso che la libertà sia il valore fondamentale, che deve essere il nostro spazio. La libertà ci è indispensabile. Ma quale libertà? La libertà di lottare contro i falsi miti, ad esempio, il falso sentimento esagerato del nazionalismo, religioni che ciecano, lavori alienanti che ci incarcerano nella società di consumismo, e, di conseguenza ci trasformano in oggetti di consumo. La condizione primordiale di un artista è la costante ricerca della libertà. Dunque, mai dimenticare il nostro obiettivo iniziale: creare. Però, creare sempre con libertà.
Siamo gli esseri piu fortunati e liberi di questa terra. Dobbiamo averlo sempre presente. Stare ben svegli e liberi per ricevere indirizzi dall'inconscio, segni da tutto quello che viviamo e riceviamo da altri esseri e cose che ci circondano.

- la scelta dell'arte astratta può apparire, però, una sorta di rifugio, di allontanamento dalla realtà, una scelta quasi metafisica...

Che cos'è l'arte? E cos'è l'arte astratta? Non me lo sono mai domandato giacchè dipingo come respiro (anzi oggi giorno meglio non respirare troppo...), disegno, faccio oggetti, riciclo da anni carta straccia, creo "cose" con pezzi di metallo arrugginito, vecchie chiavi, tutto quello che la gente non vede. Ma dovrebbero. Non s'immaginano che belle cose escono dalle mani di un artista. Però, come potrei definire l'arte... Quel che vorrei dirti è molto semplice e molto importante: prima di essere un artista, devi essere, divenire un vero essere umano. Non sei una persona soltanto perchè esisti. No. Devi cominciare a sviluppare i tuoi sensi e chissà, inventarne altri, se ci riesci... e mai dimenticarti che sei libero. Arte è libertà, come dicevo. Libertà di dire, di fare, con onestà. Sì, lo so che mi ripeto, ma mi sembra molto importante, la libertà e l'onestà deve sorgere, prima di tutto, da te stesso.
La creazione artistica non si riassume soltanto nel dipingere o scolpire o incidere gigantesche piastre di metallo o bellissime pietre litografiche o inventarti disegni pieni di sottilezze, bensì, svegliarti di fronte a una finestra e respirare, passeggiare per le strade, camminare a piedi nudi sulla sabbia, ballare, pensare, fare l'amore con amore, vestirti, sistemare la tua casa. In poche parole, tutto questo è intimamente legato, relazionato con tutta l'esistenza, e soprattutto con il tuo prossimo.
Sentire il sole che brucia, l'acqua quando ti bagni, il sale dell'acqua del mare sulla tua pelle, sentire l'erba mentre cammini scalzo, e anche la tristezza di una separazione o la rabbia di un errore fatto, sentire la tenerezza con la quale guardi un bambino sconosciuto al quale hai sorriso, così senza ragione, o un amico che incontri.
Siamo esseri sociali, quindi dobbiamo avere sempre presente l'integrazione, la solidarietà, l'equilibrio, il ritmo, l'armonia del mondo, degli uomini. Questa è la mia meta. Questo è, credo, l'arte.

- Velletri ha una tradizione artistica importante, un Liceo Artistico e tantissimi talenti. Tu hai insegnato per anni Belle Arti all'Università in Messico. Qual'era l'essenza del tuo insegnamento, che cosa cercavi di trasmettere ai tuoi alunni?

Gli dicevo: "Voglio parlarvi rapidamente del tatto". Chiudete gli occhi e cominciate a toccare le cose. Il tavolo di legno. Un coltello. Un portacenere di terracotta. Una pietra. Che sensazioni differenti! Il freddo dell'acciaio, lo senti argentato, acuto, limpido, quasi stridente. La pietra ti porta al fiume, ai campi. L'asprezza o la levigatezza di una pietra ... Il legno ti ricorda le foreste, puoi fiutare il pino, o camminare sulle foglie secche. Tante cose che devi scoprire ...
L'olfatto, una sensazione di grande piacere o di orribile dispiaciere. Non ti sei mai chiesto che queste sensazioni possono causarti depressioni o euforia? Pensaci. Scoprilo.
Quando guardi, che vedi? Non devi soltanto vedere l'apparente. Si deve vedere, per esempio, una foglia e guardare anche l'ombra che lascia nello spazio. Devi vedere attraverso la foglia. Dalla sua nascita fino alla sua morte. Com'è fatta? Da dove viene? Dove va?
Odi una musica, una voce, un rumore. Non credi che anche l'eco sottile che lascia nell'aria, sia importante? Saper ascoltare è saper udire. Le parole non sono soltanto quello che dicono, sono molto di più. A volte è molto più importante quello che non dicono. Indovinare quel che rimane dietro di ogni parola, e il suo silenzio. Interpretare è realmente udire. E un giorno scoprirai che dipingere, disegnare, creare "cose" dal "nulla" - o quasi - non è solo una occupazione, o un divertimento, o una scappatoia dalle nostre nevrosi (per queste ci sono i psicanalisti). No, non è così, è una necessità che ci appartiene come ci appartiene la pelle che ci copre.

-nell'arte astratta, quanto conta l'ispirazione e quanto la tecnica?

La "famosa" ispirazione non esiste. Quello che succede è che, delle volte, senti qualcosa, un desiderio di comunicare, o una immagine che improvvisamente ti arriva nella mente o alle dita, o al fegato! Non so dove localizzare quest'impulso... Ma io non lo definisco ispirazione. Il desiderio, l'impulso repentino del quale ti parlo, non esisterebbe senza un lavoro costante, una tua disciplina interiore. Lavorare tutti giorni, questo nostro lavoro, che non vorrei chiamare lavoro, perchè oggi giorno questa parola s'è distorta, dovuto alle esigenze quotidiane della società: "lavoro dunque guadagno soldi "; anche se è un lavoro uguale a tutti c'è una differenza: è fatto con più piacere, con più libertà, con una gran dose di amore. Allora, un giorno, questo ci proporziona una "cosa", e rimaniamo fermi come sospesi nell'aria, per un breve tempo... in questo stato, calmi, attenti, guardiamo dentro di noi. Questo momento è molto importante.
Delle volte la creazione ha momenti crudeli. Perché è uguale a una nascita, c'è angoscia, lacrime. La creazione sorge anche - credo - dalla distruzione. Distruzione del passato, volontaria o meno. Ma sì, distruzione, perchè, come qualsiasi atto creatore, nasce dal nulla, però mai dal caos. E il vuoto che lascia, fino a giungere il culmine della creazione, è crudele.

- che ruolo senti che possa avere l'artista in questi anni?

Darò un consiglio che un giorno mi hanno dato: non perdere il tuo tempo, la tua energia con le persone a cui non puoi dare nulla, e che nulla ti possono dare. La meschinità, l'invidia, quelli che hanno come passatempo l'odio, la critica, che fanno del male ad altri e così anche a loro stessi, neanche devi guardarli. Impiega la tua energia, e anche la tua violenza per combattere la violenza, ma, con l'arte! Questa violenza che c'è in giro, che ci invade dall'istante che ci invade l'ossigeno, questa violenza che ci avvolge, provocata da ambizioni sbagliate, accecata da menti corrotte, questa violenza, combattila.
Lotta per finire con questa alienazione che ogni giorno ci circonda di più.
Difficile, ma il creatore può dire, scrivere, manifestare con qualsiasi mezzo, l'artista ha l'obbligo di rompere le catene, rompere leggi errate, rompere il cerchio dell'alienazione e creare altre leggi. Le vere, quelle della bellezza, dell'amicizia, della solidarità, della creatività. Tutto questo è arte.

31 commenti:

  1. PAZ PARA TODOS

    Quando as chamas da paz
    Não se apagam e ficam reluzentes
    Queimam em todos os continentes
    Queimam o traço de ódio que subjaz
    Em todos os povos e gentes.
    Para que a humanidade
    Viva na igualdade
    Viva na fraternidade
    Viva na solidariedade
    Que os homens respeitem
    Este dever:
    Salvaguardar
    A paz
    O amor
    O respeito pelo outro
    A sua própria dignidade.
    Tal e qual a pomba.
    A paz se instala nos corações
    E voa acima de todas as nações.

    Obrigada.
    Bom 2010 com melhores dias. Repletos de Sons de Alegria*
    Beijos,

    Dia Radiante*

    RispondiElimina
  2. Myra querida, não ví nenhuma post no seu blog novo, tá certo? Não sei se é nele que entrei, mas consegui seguir é isso?
    Saudades suas, e agora mais tranquila com meu marido melhor.
    Um beijo grande, CON

    RispondiElimina
  3. Estamos qui também amiga.
    retribuindo o seu carinho e atenção. Muito obrigada pela sua visita.

    A liberdade é tudo o que temos nessa vida.
    Estar em paz com nossa consciencia e estar em liberdade.
    Um grande abraço
    Sandra

    RispondiElimina
  4. È bellissima questa intervista! mi manchi tantissimo Myra. Un abbraccio forte. M

    RispondiElimina
  5. Amei!!!! é por isso que sou sua fã, declaradamente deste lado do oceano. Que coerência em suas palavras.

    bjs.

    RispondiElimina
  6. As fronterias, os idiomas, não impedem de vim dar um BOM DIA!!!!!
    ELES SÓ NOS APROXIMAM..

    CARINHOSAMENTE,
    SANDRA

    .VOCÊ É MUITO ESPECIAL..UMA LINDA PESSOA..
    CARINHOSAMENTE EU TE AGRADEÇO PELA SUA COMPANHIA.

    Um grande abraço, Vou te esperar na Interção de amigos..
    http://sandrarandrade7.blogspot.com
    Deixei um carinho para vc.
    Sandra

    RispondiElimina
  7. Boa noite Myra,
    um post interessantíssimo, goste muito de ler!

    Beijinhos,
    Ana Martins

    RispondiElimina
  8. MEUS MIMOS http://sandraandrade7.blogspot.com/
    TEM CARINHO PARA TODAS AS MÃES...
    TEM NA INTERAÇÃO DE AMIGOS UM
    http://sandrarandrade.7blogspot.com PRESENTE PARA VC.
    FELIZ DIA DAS MÃES.
    CARINHOSAMENTE.
    SANDRA

    DESCULPE MINHA AUSENCIA.MAS NÃO FOI POSSIVEL VIR ANTES. ESTAVA TAMBÉM COM SAUDADES DE VC.
    TENHO QUE DIVIDIR MEU TEMPO EM MIL.
    MAS OS AMIGOS MORAM DENTRO DO MEU CORAÇÃO E PENSAMENTO. POR ISSO JAMAIS SERAM ESQUECIDOS. PASSE O TEMPO, PASSA AS HORAS. MAS VC ESTARÁ COMIGO..MINHAS LEMBRANÇAS SEMPRE ME REPORTAM ATÉ VC. OS HORIZONTES SÃO GRANDES, MAS O AMOR ENCURTA ESTA DISTANCIA.
    UM GRANDE ABRAÇO.
    SANDRA

    RispondiElimina
  9. Myra,que belo texto escreveu!O artista é mesmo um ser livre!Se assim não fosse,não poderia criar com a paixão que acompanha sua arte!Adorei seu blog!Bjs,

    RispondiElimina
  10. Myra,

    Preciso aprender espanhol...

    "Em minha pátria há um monte.
    Corre emminha pátria um rio.

    Vem comigo.

    A noite sobe ao monte.
    A fome desce o rio.

    Vem comigo.

    Quem são os que padecem?
    Não sei, sei que são meus:

    Vem comigo.

    Não sei, porém me chamam
    e me dizem: "Sofremos".

    Vem comigo.

    E me dizem: "Teu povo,
    teu povo deserdado,
    entre o monte e o rio,

    com fome e com dores,
    não quer lutar sozinho,
    te está esperando, amigo".

    Oh tu, a que amo,
    pequena, grão vermelho
    de trigo,
    a luta será dura,
    a vida será dura,
    mas tu virás comigo."


    De 'Los versos del Capitán'


    Uma semana de paz!

    RispondiElimina
  11. OLA ADAMADA!
    EMBORA ESTE BLOG JÁ ULTRAPSSAOU A 81 MIL VISITAS TE OFEREÇO O SELINHO DE 80 MIL..
    INTERAÇÃO DE AMIGOS AGRADEÇE O SEU CARINHO E AMIZADE..
    VENHA BUSCAR..
    http://sandrarandrade7.blogspot.com/
    VOU TE ESPERAR PARA COMEMORAR MEU QUERIDO AMIGOS SEGUIDOR VISITANTE.
    SEM VC. ESTE SUCESSO NÃO SERIA POSSIVEL. CARINHOSAMENTE EU LHE AGRADEÇO A COMPANHIA E A SUA AMIZADE.
    É UM GRANDE PRAZER TER VC. POR AQUI. SEMPRE TÃO AMADO(A), CARINHOSA(S) E AFETIVO(A).
    AMO QUANDO VC VEM..
    SEI QUE MUITAS VEZES NÃO É POSSIVEL TE VER. MAS O MAIS IMPORTANTE QUE A NOSSA AMIZADE VIRTUAL, NÃO ULTRAPASSA SÓ A TELINHA, MAS AS FRONTEIRAS DO UNIVERSO. GRANDES AMIGOS AQUI SE ENCONTRAM.. POR ISSO VC JÁ ME CONQUISTOU..COM TODOS ESSES CARINHOS E ELOGIOS.
    SER AMIGO É TER A CERTEZA QUE UMA FLOR AINDA SE ABRE NO JARDIM DA VIDA.
    TER PESSOAS AO NOSSO LADO É TER A CERTEZA QUE A VIDA CONTINUA PLENAMENTE. E QUE NADA MUDARÁ O PERCURSO DA NOSSA AMIZADE. A NÃO SER A MORTE. MAS ENQUANTO HOUVER A VIDA..NOS ENCONTRAREMOS. MESMO QUE O TEMPO PASSE.. E A DISTANCIA NOS SEPARE.. MA A ALEGRIA DE NOS VERMOS ATRAVES DESTE MEIO, NÃO NOS AFASTARÁ TÃO CEDO..
    FICO MUITO FELIZ POR TER CONQUISTADO O SEU CARINHO.. AQUI REALEMTNE SOMOS GRANDES AMIGOS. POR ISSO A INTERAÇÃO DE AMIGOS AGRADECE O SEU CARINHO E PRESENÇA. SUA VISITA ME DEIXA MUITO FELIZ. SEI QUE MUITAS VEZES NÃO POSSO TE VISITAR EM FUNÇÃO DO MEU TRABALHO..MAS SEMPRE QUE DÁ UM TEMPINHO ESTOU AQUI.. PARA TE VER E DEIXAR O MEU ABRÇO SUPER CARINHOSO. MUITO OBRIGADA POR ME AJUDAR A CONQUISTAR ESTA VITORIA.. SEI QUE MUITAS OUTRAS VISITAS E SEGUIDORES ESTARÃO AQUI...
    VAMOS COMPARTILHAR JUNTOS ESTE CARINHO. O SELO INTERAÇÃO DE AMIGOS É O MEU PRESENTE SUPER CARINHOSO PARA MANIFESTAR E RECONHECER A NOSSA AMIZADE.
    MEU MUITO OBRIGADA.
    SANDRA

    RispondiElimina
  12. Myra, te admiro muito!

    Um beijo grande, saudades, CON

    RispondiElimina
  13. Passando para deixar um abraço bem carinho a você....

    Além de te convidar para..
    O Convite é para vir conferir a Leitura do dia, lá no blog, O que Elas Estão Lendo. Tem o link na Curiosa.
    A Leitura é Fashion.

    " NASCEMOS PARA SER FELIZES"- LIVRO.
    Um grande abraço
    Sandra

    RispondiElimina
  14. MYRA,
    Passo para dar um grande beijinho a uma GRANDE SENHORA , MESTRE DA PINTURA!
    Tudo de Bom , para ti! Com carinho,
    Kyra

    RispondiElimina
  15. Curiosa está comemorando
    Agradeço a sua companhia e visita. Agora conquistante mais um selinho. 121 mil visitas. Lhe ofereço com muito carinho.
    Amigos são como Você, são para sempre! SÃO ETERNOS.
    muito obrigada por estar junto comigo nesta comemoração.Estou muito feliz.Sei que fazes parte deste Jardim.
    És minha flor mais preciosa. cheia de perfume e cor. Obrigada.
    Carinhosamente,
    Sandra

    RispondiElimina
  16. BOM DIA!
    É com muito carinho que venho lhe convidar para participar da Festa de Aniver da nossa Querida Amiga Chica, no blog. INTERAÇÃO DE AMIGOS.
    Hoje vc também é o meu convido(a) Especial. Vou te espera lá. Venha comigo. Vamos cantar PARABÉNS PARA ESTA LINDA RIO GRANDENSE.
    Carinhosamente
    Sandra

    http://sandrarandrade7.blogspot.com
    Ou pegar o link aqui na Curiosa.
    A festa vai ser muito linda.
    Vamos???
    VAMOS FESTEJAR!!!!

    RispondiElimina
  17. Myra querida, vamos tentar mais uma vez... Entro aqui agora e vamos ver se vc recebe meu recadinho.
    Bom te ler...
    Bom ter sua visita tão nobre e querida.
    Não me esqueço de vc jamais, nunca!
    Obrigada por seu carinho.
    Um grande beijo e ótimo ano, ainda em tempo, CON

    RispondiElimina
  18. "Amigos são flores...
    Amigos são poemas...
    Como flores, devem ser cultivadas com carinho e dedicação, para que as tempestades da vida não esfacelem suas pétalas e para que possamos ter seu perfume em todas as estações.
    Como poemas, devem ser sentidos nas fibras mais sutis da alma, com respeito e gratidão, para que sejam a melodia risonha a embalar nossas horas em todos os períodos do ano".

    VENHA NA CURIOSA BUSCAR SEU CARTÃO AMIGOS DO CORAÇÃO.
    Lhe ofereço com muito carinho que nos temos um pelo outro...Amizades são vinculos super carinhosos entre os verdadeiros. AMIGOS, seja virtual e ou real.

    Carinhosamente
    Sandra

    RispondiElimina
  19. Agradeço de coração a sua visita.
    Fico muito feliz com a sua companhia. Agora lhe ofereço um carinho muito especial.
    Ofereço selinho de três anos de comemoração do Blog. Três anos comemorando, sorrindo e trcando ideias com milhares de pessoas maravilhosa: VOCÊ!!!
    VENHA E LEVE SEU SELINHO.;
    CURIOSA agradeçe de coração a sua vinda.
    Sandra

    RispondiElimina
  20. Gostei de ler a entrevista e causou-me alguma perturbação pois sempre pensei que de alguma forma era necessária a inspiração do momento. Talvez nem sempre porque a arte também pode ser efeito da razão.
    Abraço e parabéns!

    RispondiElimina
  21. Myra minha queridona. Adorei a foto!
    Desejo também a você toda felicidade desse mundo! Muita saúde, paz amor e trabalho com prazer! Um beijo enorme, da sua amiga, CON

    RispondiElimina
  22. Agradeço o carinho e cordialidade
    que recebi nessa passagem de Ano.
    Todas as palavras não
    expressa meu carinho e gratidão.
    Obrigada por tanta sensibilidade de coração
    muito feliz venho agradecer.
    Uma linda semana a primeira de 2012.
    Beijos carinhos.
    Evanir.

    RispondiElimina
  23. Myra minha rica e amada amiga!
    Verdade, no mundo todo temos problemas iguais como aquele das drogas, isto porque muito bem dito por vc, gera dinheiro... o maldito dinheiro que faz com que as pessoas abandonem os melhores sentimentos humanos para os piores.
    Um grande beijo, CON

    RispondiElimina
  24. Myra,

    ca estou! Como iria perder uma postagem dessas! Texto e imagem primorosos!!! Foi bom ter me avisado! Parabéns! Bjs e pode voltar a comentar.....

    (:-)

    RispondiElimina
  25. Tem momentos da minha vida que me sinto impotente
    em expressar meu carinho e gratidão que sinto por cada amigo e amiga
    que de certa forma faz parte do meus dias.
    Sou uma pessoa que vive a vida fora da net sem muitas amizades
    no longo periodo de restabelicimento me recolhi
    para dentro de mim mesma preferindo o amor e carinho que recebo no meu blog.
    È um mundo fascinante onde sinto que pode existir amor verdadeiro
    e me sinto acarinhada a cada visita para mim é um afago na alma.
    Como agradecer tudo isso eu não sei apenas uma palavra posso dizer.
    Eu Amo Cada Um De Vocês.
    Já esteve nos meus planos deixar meu blog por falta de entendimento por levar cola
    essa fase ainda tento me recuperar por sempre alguém ainda fazer criticas.
    Recebi conselhos de toda parte para mim ser aquilo que sempre fui
    estou seguindo o conselho recebido do Brasil e Portugal .
    Uma amiga de Portugal foi fundamendal para mim não deixar
    meu blog onde conquistei muitas amizades solidas.
    Hoje no meu recolhimento esperando aquilo que tenho por vir ainda
    mais minha fé diz que vou vencer.
    A Luz que recebi desse mundo virtual tem a potencia de iluminar o Mundo
    quanto mais os dias meus.
    Como meu blog não tem fronteiras blogueiras e blogueiros de outos
    Paises também muito me ajudou para que hoje eu esteja firme e forte.
    Pronta para começar minha nova etapa que esta por vir.
    Longo foi meu recado imagine tamanho do amor
    que sinto por você que teve a gentileza de ler tudo isso.
    Uma semana na paz e na luz.
    Com carinho eterno..Evanir.

    RispondiElimina
  26. Myra hoje entrei aqui, consegui! Milagre!!!!!!!!!!!!!!!!
    Bjks te amo!!! CON

    RispondiElimina
  27. Myra querida, não sabia que por aí a coisa também era ruim assim... me refiro ao seu comentário a respeito da telefonia no Brasil bjks querida, saudades, CON

    RispondiElimina
  28. passando para lhe deixar uma braço
    sandra

    RispondiElimina
  29. Myra, grande FOTO e Entrevista! Parabéns! Bjs

    RispondiElimina
  30. Aqui no Brasil é o Lula, Dilma e o PT. Bj

    RispondiElimina